17.5.03

Hoje fui dar uma curva por outras paragens e reparei que existe espaço para "ilustres desconhecidos". A ver:
Para quem entende de Economia e dinheiro fresco às vezes deitado à rua aprenda a conhecer melhor como estão as Finanças deste país. O Gonçalo explica.
Para fugir um bocadinho à idolatrice azul e verde que anda por aí, ó malta, o Spinafro fez o favor de se preocupar com o Benfica. Haja alguém...fosca-se! A ver se os outros vão dar uma curva, que diacho.
Por outro lado da via, coloquei-me a questão de quem seria o mais antigo dos blog's. Não sei, respondi eu. A única pista que consegui, remonta desde muito cedo e diz respeito ao João que é dono dum espaço muito bem composto. Sim senhor.
Noutras cavalarias fui dar com uma pequena confusão, mas já percebi. Uma de um tipo infiel que anda com uma gaja foleirona e que também fazia o pino mas que passou a noctívago para verter sangue em cima da cabeça dela. Coitada da rapariga. Aquilo deve ser alguma vingançazinha antiga, mas que está muito bem engendrado lá isso está.É o André na sua expressão mais pura.
Passei por uns quartos fechados ao mundo onde a Cátia, dona dos ditos, tem os amigos pendurados pelo correio a quem chama de filhos dos dias cinzentos. Podia ser pior.
O Alex Calado continua. Calado desde janeiro. Para quem gosta de música (olha, parece a rádio Capital) até que o 32 nem ia mal. Eles eram os Silence4, os Jurassic5, e outros algarimos. Mas, ou adoeceu, morreu, pifou, ou está como a carreira homónima que anda sempre atrasada, raios parta a Carris.Escrevi-lhe.
Um que gostei muito. Oh! se gostei. Até me fez lembrar o... como é que se chamava aquele concerto nos USA contra guerra do Vietnam e que tinha muita gente famosa? É esse mesmo. Pois há uma secção que fez lembrar esse tempo. Tá mesmo giro p'rós sacanços.
Virando o bico ao prego, que é como quem diz vou abrir p'ro lado de lá, nada melhor do que acabar por hoje lendo um bocadinho de coisas interessantes numa zona bem frequentada.
Agora vou dar de comer ao cão. Antes que arrefeça.
Para descongestionar um bocadinho



Dois velhinhos conversando:
- Você prefere sexo ou Natal?
- Sexo, claro! Natal tem todo ano, enjoa.




Dois portugueses pedalavam nas bicicletas pelo campo. Um deles pergunta:
- Onde é que arranjaste essa tua bicicleta?
O segundo respondeu:
- Estava eu a pé, a caminhar ontem por aí, quando surgiu uma bonita rapariga com esta bicicleta. Ela atirou a bicicleta ao chão, despiu-se toda e disse-me: "Escolha o que quiser".
O outro:-
Ó pá, escolheste bem. Provavelmente a roupa não te servia..

16.5.03

Vi agora (à bocadinho) uma dica para os portistas que se deslocam a Sevilla para a final da Taça Uefa em viatura própria. Se servir de alguma ajuda, vai com o Google e procura via michelin. Não consegui trazer para aqui o link porque é um site de registo. O que é fácil e rápido de fazer. Depois é só digitar o Porto no local de partida e Sevilla no local de chegada. Clica em resultados e zás: aí está o caminho mais rápido para lá.
Pelo meio fica os votos sinceros dum "chefe de família" para que ganhem aquela merda e o cuidado de sempre a ter na estrada.
Depois falamos p'ró ano!

15.5.03

Como escrever um artigo num Blog*

Quem é que nunca desejou escrever como eu, Camilo, Dickens ou Dostoievski? Pois aqui está o segredo do sucesso.

1 - O melhor é falar de um assunto sem qualquer interesse. Todos acham a chanfradice fascinante. Descrever porcarias sem interesse no metro em voz alta faz virar cabeças. Num blog é a mesma coisa. Se isto não fosse verdade ninguém tinha ligado a ponta de um corno ao meu. Mas este tipo de artigo requer um dom que consiga tornar o assunto mais enfadonho num relato cativante. Isso arruma já com 99% dos leitores que leram este. Assuntos como o que o teu cão comeu ao jantar ou a cor dos olhos da tua namorada não interessam. Ninguém quer ler sobre gente que não conhece.
2 - Nunca falar bem de ninguém. Quem enaltece qualidades ou faz elogios é um fdp de um graxista. Se falar mal não vendesse, a comunicação social eram só meia dúzia de gajos com uma camara de filmar e o bloco de notas pendurado no pescoço. Falar mal dos azeiteiros, grunhos ou fascistas, não tem muita vantagem porque mal sabem ler e não estando na Internet dificílmente descobrirão que os estamos a insultar. Mas dizer mal dos blogojornalistas, dos blogocríticos ou dos blogopolíticos, é aceitável pois dá lugar a troca de insultos. E assim, o tema descendo de nível sobe de interesse.
3 - Quando se recomenda alguma coisa, tem que ser muito-muito bom. Pode ser um filme, um livro ou até um link, mas têm de ser mesmo do caralho ou a reputação do autor desce mais do que as acções do Banco de New York após o 11 de Setembro. Livros e filmes têm que ser autênticas obras- primas. Se chatearem o pessoal com qualquer filmezeco que foram ver ninguém mais vos passa cartão. Links têm que ser especialmente bons. Perguntem a quem quiser. Ninguém gasta o seu precioso tempo no computador para ir ver um sitezinho xunga ou uma homepage fatela. Ou é material de primeira, tipo jogos à borla, sacanços de mp3 ou gajas nuas, ou desliga-te já dessa merda e não aborreças mais ninguém a escrever coisas destas.
4 -Ser sempre sucinto e eloquente.Não tentes inventar e fingir que falas bem português. Quase ninguém fala. Há os gajos que sabem muitas palavras mas são uns chatos do camões que ninguém tem pachorra para os aturar. E não alongues demasiado o texto porque quem vem aqui não tem paciência para ler testamentos. Querem é gajas famosas descascadas, sacar uns downloads porreiros e dormir quando lhes der na vinheta.
5 - Nunca utilizes um expletivo banal. "Caramba" ou "chiça" são palavras para paneleiros e virgens. Escreve as coisas como são, sem diplomacias cor-de-rosa. "Foda-se", "caralho" ou "puta que te pariu" fazem parte da nossa cultura. Abrange-a, pois ela também é tua.

E é tudo. Ficarei à espera do vosso sucesso e de novos e insípidos textos da maltinha que pensa que percebeu o que escrevi. É o mal de uns serem da Musgueira e outros não.

*Tradução livre duma ideia de ziggy
Diálogo entre duas clientes do BES

- Sabes Leonor, estou grávida.
- Ai minha querida, parabéns. E já falaste com o teu marido?
- Não Leonor, falei com o teu.
AFINAL, O QUE É UM BLOG - 2.ª edição
actualizada e encurtada

Em termos gerais, um blog é um assunto sério. Ter um nos dias que correm é como ganhar posições hierárquicas no Conselho Geral da persistência e somar poder nos meios globsféricos da kultura e do konhecimento. Quer do lado positivo, quer no negativo.
Nada mais curioso na actualidade do que um blog!
Um blog tornou-se no amigo do peito que não víamos aos anos e que, de um momento para o outro, já podemos cumprimentar todos os dias, a todas as horas e a qualquer momento. Um blog é o pai que nunca tivemos em noites de trovoada, para nos contar as estórias que nos permitem acalmar. Um blog até será a nossa maçã-de-adão trespassada pela seta que fragilizou Aquilles e os outros.
No universo bloguiano existem várias vertentes com diversos quadrantes definidos duma forma muito sui generis. Um blog tanto pode ser um filme como um piquenique. Um livro ou um casamento. Um disco, um jogo de xadrez, uma linha de pensamento, uma ruptura com o sistema ou,até, a nova bancada da Juventude Leonina. Em suma, um blog pode ser o que se quiser.
Quase toda a gente tem um blog. Ou mais. O blog está na moda. Tornou-se na actual revelação pessoal na sua forma mais escondida e mais profunda. Inclusivamente, podemos tropeçar com um a qualquer momento e ter que pedir desculpa de ter entrado de rompante, sem avisar:"É pá, desculpa lá vir aqui parar sem saber. Estava à procura de fotos nuas da Bárbara Guimarães."
Patenteando uma enorme multiracionalidade social, o blog torna-se indescrítivel na sua apreciação temática. Um "que horas são no teu blog?" é a questão pertinente que se coloca para estarmos actualizados ao minuto sem ter necessidade de fazer um upgrade. O "tens um blog que me emprestes para a entrevista de amanhã?" é a forma mais circunstancial de fortalecer as amizades pelo mundo inteiro sem ter que introduzir uma "cunha" nos Serviços de Estrangeiros.
Camaradas! Navegar num blog é como ter o "serviço" feito sem ter que pagar um chavo à puta que se engatou. Mas, claro, há blog's e blog's e há ir e voltar. E se estiveres agora no meu, talvez nem voltes a ver o mar. Rima e bate certo.
Finalmente (já viram que horas são?), e rendido à embriaguez do meu cansaço, fico por aqui. Não sem antes de escrever mais esta coisinha. Parece ser o "da Joana" usufruir de modo gratuito um blog, como se o acto em si fosse uma dívida fácil de pagar. Não é.

13.5.03

De bloguice em bloguice lá vou eu cantando e rindo à descoberta de coisas novas e interessantes. E com mais uma devida vénia passo a reeditar o que em baixo se segue. Com um pró-silêncio cúmplice. Como se dum chamamento se tratasse.


"Mãe, lembrei-me hoje muito de ti e fui aos meus papéis buscar o único documento escrito que sabias fazer: a tua assinatura.


Quando nasceste, na tua e minha aldeia, campónios não iam para escola, e tu também não. Mas quando te apercebeste, à beira do casamento, que havia gente que se identificava através da assinatura de um estranho a rogo de, a determinação de mulher forte que sempre foste levou-te a aprender as primeiras letras para ao menos saber fazer teu nome.
Mãe, nunca mais escreveste nada. Mas eu sei que a tua assinatura testemunha uma grande obra. Por isso a vim colocar na Internet que espero também chegue ao céu onde te encontras.
Apoiado na tua assinatura, grito ao mundo inteiro o meu grande orgulho em ser teu filho."
Errata:
Afinal já me lembro do coiso..
É que o coiso do post abaixo foi vítima de erro humano. O humano e o erro são meus.
Importuna Razão, não me persigas:
Cesse a ríspida voz que em vão murmura:
se a lei do Amor, se a força da ternura
Nem domas, nem contrastas, nem mitigas;
..............................................................
É teu fim. teu projecto encher de pejo
Esta alma, frágil vítima daquela
Que, injusta e vária, noutros laços vejo.
.............................................................

Tirado dum soneto do meu vizinho Bocage, para constactar uma merdice sem importância mas que se pode tornar usual.
Todos nós gostamos de saber que reconhecem o nosso trabalho. Seja ele qual for. E como diz o maradona, "não sei que horas são mas estou indignado", constacto que o nosso apontador de blogs portugueses atribui de maneira um pouco ortodoxa o epíteto de "serviço público" ao nosso recente companheiro desta lides, JPP. Abruptamente, penso eu. E porquê? Então o "homem" escreve 26 post (até agora) desde seis de maio, dos quais três são poemas, seis são agradecimentos às boas-vindas, dois são a sugerir qualquer coisa à Montanha Mágica, e sendo um que serve de desculpa por não poder estar mais tempo, é motivo para "Serviço Público"? Quanto muito, de público interessante. Por estas e por outras é que, das duas uma, opto pelo coiso (bolas, não me lembro agora do nome) ou vou de malas aviadas para Madrid. Não tenho absolutamente nada contra o senhor, que até acho que está mais maduro políticamente (já-não-vai-a-todas) mas isto é uma opinião pessoal, e desejo-lhe uma boa estada na mundisfera, mas há limites. Como os meus. Não pretendo passar de interessante. Dá mais com o meu mau feitio.
Ah!... Um reparo especial que também tem a ver com o meu feitio. Apreciei a recusa de Pacheco à "eleição".
Na última deseperada tentativa de salvar o que já não tem salvação, eis o Sporting na sua qualidade mais retrógada do (anti)desportivismo que abrange a segunda circular. Mas de qualquer forma, como bom chefe de família que sou, é na mais sentida qualidade de adepto do Futebol que dou as boas vindas à blogosfera ao João Carvalho Fernandes. Um adepto leonino dos que já não se fazem.
Boa estadia e melhor sorte para a próxima época
Como novato nestas andanças todos me perdoarão qualquer atrevimento menos próprio, éticamente falando. Mas se assim não for, que se lixe. Não podia deixar de contar "esta" que me faz lembrar eles (já vão saber). Daí, as minhas antecipadas desculpas ao Manuel e ao Pedro por qualquer coisinha. Nada pessoal. Aqui vai:

DE: Como é que morreste?
DD: Congelei.
DE: Ai que horror!!! Deve ter sido horrível! Como é que é morrer congelada?
DD: É muito desconfortável ao princípio: primeiro são os arrepios, depois as dores nos dedos das mãos e dos pés... Mas, até que é uma maneira calma de morrer, começamos a ficar dormentes e depois deixamo-nos ir, como se estivessemos a dormir. E tu, de que é que morreste?
DE Eu? De ataque cardíaco. Sabes, eu desconfiava que o meu marido me andava a trair e, um belo dia, cheguei a casa mais cedo. Corri até ao quarto e lá estava ele na cama a ver televisão. Desconfiada, corro até à cave, para ver se lá estava alguém escondido, mas não encontro nada. Corro até ao segundo andar, mas também não vejo vivalma. Corro, então, para o sótão e, ao subir as escadas tenho um ataque cardíaco e caio redondamente morta no chão..
DD: Oh!, que pena... Se tivesses ido logo à arca-frigorífica, ainda hoje estavamos vivas...

12.5.03

Governo Electrónico pode ser um conceito emergente que objectiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos através de blogs de modo a agregar mais valias para todos os entretidos na blogosfera. Como consequência, e à revelia da União dos blogues Livres, podiamos ter um governo central desse tipo nesta clandestinidade virtual.Vejamos:

Governo Central: O Complot
Adjunto: Janela Indiscreta
Finanças: Cruzez Canhoto
Defesa: Macacos sem Galho
Estrangeiros: Sopa de Pedra
Adm. Interna: Malvados
Justiça: Voz do Deserto
Assuntos: Fora da Lei
Economia: Contra a Corrente
Desenvolvimento Intermitente
Educação: Ponto e Vírgula
Cultura: A Cagada
Saúde: Cafeína
Trabalho: Escrita Automática
Transportes: Paragem de Autocarro
Ambiente: Gato Fedorento
Conselho de Órgãos: Tudo Menos Política

Quem sabe se não estaríamos melhor!
HESITANTEMENTE BLOGANDO
País Relativo: O primeiro passo.
Tuesday, February 25, 2003
teste para o país relativo
9:50 AM

Liberdade de Expressão: A informação.
First Post
O Liberdade de Expressão é um Blog liberal.
joao 4:38 PM
De Direita::
A afirmação
Wednesday, March 19, 2003
Num dia histórico, a adesão...
posted by João 7:15 PM
De Esquerda:: O Aviso
Posted 12:52 AM by Pedro
Teste..ou o flecha vermelha está pronto para sair da estação

Ponto Media:: O Desfecho
Este é um weblog sobre media em português.
Com "links" para artigos interessantes e para estórias de jornalismo e jornalistas. De segunda a sexta
.

Agora se pretenderem opiniões mais sofisticadas em relação à blogosfera não hesitem em ir tomar um copo no posto de escuta. Esse sim, sabe os (in)amigos que tem.





Não me canso de referir que a Internete se assemelha a uma viagem pelo Cosmos e arredores. Como tal, e naturalmente não descobri nem a pólvora nem o sítio onde estará a dra. Fátima, fui parar a um local que não é blog mas que faz imenso jeito a Médicos, Juristas, Cinéfilos, Informáticos, Jornalistas, malta que percebe de Finanças e outras áreas bem diversas. E se ajudei, já posso considerar feita a minha boa acção diária. Vão até . Só um ligeiro senão, tens que fazer o registo. Mas é coisa pouca.
Hoje é dia de Museus. Para quem gosta do tema não deixe de dar uma espreitadela na companhia da Lena Miranda pois a pequena tem lá no seu estaminé uma verdadeira volta aos ditos. Vale a pena.
Pienso, luego existo.


A pesar de que muchos consideren que luego se refiere a un después .. osea, primero pienso, y después existo, en realidad se trata de una implicación, es decir, pienso, entonces existo, o pienso, implica que existo ... indicando que pensar es la demostración de la existencia como ser humano.


Hoy tuve que apelar a mi documento de Identidad para demostrar mi existencia..


Este "chico" está como muita gente em Portugal. Ao que parece, inevitavelmente, num paradoxo universal. Parecido com aquela do ovo ou da galinha.

11.5.03

Um texto bem apresentado pelo sr. engenheiro Rui Rodrigues que é do Porto, carago.
E faz imensas coisas para além de lhe verificar uma certa ausência, que espero esporádica, no Blaugrana.

" "Esquizofrenia, substantivo feminino, doença que faz perder o contacto com a realidade, dando ao doente um mundo imaginário que ele próprio criou."
Foi-me diagnosticado esquizofrenia e dupla personalidade. Mas visto por esse prisma, toda a gente é esquizofrénica, toda a gente quer ser alguma coisa que não é, e toda a gente tem dupla personalidade, toda a gente fala consigo mesmo.
Mas que merda de explicação, "doença que faz perder o contacto com a realidade". Realidade? Que realidade?! Será que o editor que pensou nesta definição percebeu bem do que se tratava ou era mais uma no meio das milhares que teve de escrever? A doença não será a própria realidade? Ou a realidade é que é a doença?
A Sofia, uma grande amiga, psicóloga, diz que eu sou só neurótico. Foda-se, já estou mais descansado
. "

E tinha começado assim no dia 15 de Março:

" Isto até pode parecer ediondo e irreal, vindo de quem vem, de mim. Nós não podemos estar sempre a evoluir, a desenvolver. Às vezes é preciso parar um pouco, quanto mais não seja para estender a mão a quem ficou para trás. Tanta gente ficou para trás...
Num mundo perfeito, teoricamente, sim. Aqui não. Faço tantas coisas em que não acredito, sou tanta coisa que não sou. Afinal sempre sou esquizofrénico. Às vezes perco o contacto com a realidade outras vezes não. Será que enquanto os outros andam por aí a falar de guerras eu só ando por aqui a sobreviver? Por enquanto, talvez..."

Make code, not war.
Mais umas voltinhas por aí, e descobri um texto giro do Rui
que, com a devida vénia, passo a reescrever (verbo inventado por mim agora mesmo).

"1. Santana Lopes não esconde fazer uma permamente por mês e ainda deixa um montículo de caracóis por aparar junto ao pescoço. Um caso de estilo siciliano.
2. Fernando Ruas, de Viseu e da Associação Nacional de Municípios, pinta o cabelo e o bigode uma vez por semana, demonstrando bem que, dpois de Fernando Gomes, ele é o autarca a ter em conta na publicidade à nova coloração Pantène.
3. A melena de Guterres, sempre disposta a esvoaçar, anda um pouco cabisbaixa.
4. A pala da popa de Cavaco, firme como a do estádio do Sporting, dá mostras de um labor diário. Consta que a Maria lhe dá com o secador todos os dias.
5. O Paulo Portas, com capachinho ou com muito trabalho, lá vai trazendo cabelo de todos os lados, puxando-o para a frente, sempre na disposição de tapar a careca e a amostra
6. O Alberto João, sempre destemido, não tem medo que o vento madeirense lhe leve o cabelo, muito maior na direita que na esquerda.
"

Outros então começaram pior do que eu, que não sei falar nem escrever inglês mas toco piano e arranho o Francês. Já para não falar nas pataniscas de bacalhau que sei fazer. Mas isso são mais 500. Reparem como começou a Inês Amaral que também escreve na Comum ( tem como colega (ou tinha) o nosso conhecido José Magalhães e nas conversas de café onde tenho ganho algum tempinho a lê-la. Só não divulgo o Comentários 1.


aaaaaaaaaaaaaaa

por Ines | 11:00
Gato Fedorento é, como o próprio nome indica, um blog de opiniões e de polémica. Aliás, a polémica começa logo nesta apresentação porque, dos quatro autores do Gato Fedorento, um acha que o blog não devia ter polémica, outro defende que não devia ter opiniões e outro entende que não devia ser um blog, mas sim um espectáculo de marionetas. O quarto não quis dar a sua opinião, atitude que os outros três consideraram polémica.
À partida, este blog apresenta-se com ideias claras e com um objectivo preciso. Infelizmente, perdemos o papel onde tínhamos isso apontado. Mas eram, de facto, ideias mesmo muito claras, e o objectivo, esse, era particularmente preciso.
Aqui serão abordados diversos temas, com destaque para estes: literatura, política, seios femininos, cinema, a carreira de Tonicha (em especial o período que medeia entre 1977 e 1981) e futebol.
posted by Gato 4:59 PM


Dispensam apresentações. Eles são produções fictícias como Ricardo Araújo, Zé Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis.
Muito prazer.