16.8.04


(Gif de Vital da Silva Rosa)

Terras e blogs de Portugal (post em continuidade até me sentir cansado)

Antes de partir ainda vou dar uma voltinha por aí. Só para testemunhar que para além do que pouco ou nada se diz e escreve em blogs como este, há muita coisa que me escapa em termos de profundidade das nossas origens e lugares. Difícil-difícil, vai ser a escolha. Mas eu só "pego" à meia-noite. Devo ter tempo.

Já vos apresentei o Nordeste? (sim, porque se estiver a escrever p'ró boneco começo a falar Mirandês)

Claro que também saúdo o amigo António - mais toda a rapaziada lá da terra - que nos dá uma oportunidade única de conhecer Ouguela sem ter que sair (por enquanto) daqui.
Para mais Alentejo, façam favor:

que podem recordar "os efeitos das maresias nas nossas vidas".


Passemos
então
pela
Madeira
– um trabalho de
João Carvalho Fernandes
para variar. Ou o Fred,
que nos dá a conhecer melhor os Açores.

E as voltas? Pois... as voltas que eu tenho dado para tentar traduzir esta inscrição do "Domus Municipalis" de Castelo Branco, no Idanhense?

Alguém sabe?

Depois de almoço

Lembrei-me da minha mãe, o que é normal. Mas desta vez porque sempre gostei da terra dela: Paredes de Coura. E das freguesias que comportam o concelho.
Por mais ocasional que possa parecer, hoje até começa o Festival lá na terra. Coisas do catano. De blogs da região ainda não descobri, mas que é uma terra lindíssima,lá isso é. Ou não fosse a terra da minha mãe.(a manganona, se calhar, está lá caída este ano)


A minha neta, que tem mais blogs do que eu tenho de camisas azuis, teve um "projecto" num deles - congénere ao tema d'hoje - que lhe valeu uma nota elevada na escola. E que ainda lá está. Pena é que a adesão não fosse o que ela desejava, mas aprendeu e estou orgulhoso do trabalho dela.


Aqui há tempos, o amigo Morfeu aconselhou-me Fisgas do Ermelo. Sim senhor, já verifiquei que vale a pena.


Outros rumos e descobertas. Não podia deixar de referir Filomena Matos, uma lisboeta radicada nos Estados Unidos que mantém inúmeras ligações com a comunidade lusófona. Assim como António Baeta Oliveira que nos fala de Silves ou o blog de Thomar que nos dá a conhecer toda aquela região. Uma referência ainda, a Manuel Costa e o seu Trancoso.
Se ainda não estão satisfeitos com as "viagens" que já fiz, foguetabraze...
É que já 'tou cansado.

Sem comentários: