22.9.04



À mão? Só o bacalhau!


Há mãos que tudo fazem e outras que fazem tudo.
Mas esta é mão de mestre. Esta é a mão de todas as mãos que nos envolve e afaga. Que nos torna únicos e nos transporta para os abatjours da lucidez e do bom senso.
Quem mais Alegre nos poderia lembrar que “Com mãos se faz a paz se faz a guerra. Com mãos tudo se faz e se desfaz. Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.” ?
Quem mais nos faria recordar Rafael, de engenho e arte, que faz ainda hoje perdurar as mãos dum povo agarradas à faiança destas Caldas?

À mão tudo se faz.
É à mão que se fazem os bordados e sandálias rasteirinhas. Filigranas e camisinhas com motivos abstractos. É na mão que se reza o terço e se reparte o pão.
A “punheta de bacalhau” é feita à mão assim como as colchas e os tapetes de Arraiolos. Foi à mão que Camões andou por mares nunca dantes navegados e foi à mão de semear que Arquimedes descobriu as leis da alavanca e da roldana.

Quem mais nos faria ter presente que foi à mão que Pessoa descobriu não ser quem era e que alma tinha? Quem mais nos daria a certeza de que é à mão que se labuta quando se nasce filho da outra? Quem mais nos mostraria que é à mão que esta fada nos inventa?
Maria do Carmo Félix da Costa Seabra
A nossa ministra da educação que foi feita à mão.

Sem comentários: