30.8.03



Hoje fiz uma limpeza à casa.
Arrumei com algumas coisas e coloquei outras. A filosofia mantêm-se mas as janelas levaram estores novos. Amanhã, domingo, até eu sou capaz de estranhar.
Logo se vê.


Esta ainda não sabia, e desconheço quem avisou se já sabia. Ou ando distraído ou viro-me muito para mim próprio. O que será sinal que isto dos blogs está a fazer de mim outra pessoa. E não quero!
Trata-se de BLOGS FOR THE BOYS que o Ricardo noticiou e que só por acaso o descobri.
E a notícia já é de Julho parece-me. Ando mesmo a dormir. É espreitar.

29.8.03



Esta é uma das formas de agradecer à Tania a solicitude dos seus préstimos e afamados conhecimentos informáticos (e não só).
Boas razões tem a Aninhas para a considerar "uma parte dela".
Obrigado amiga.


Hoje detectei mais uma situação inovadora nos blogs.
É Amiga, é do Benfica e adora quase tudo o que seja italiano. Desde a Capela a Valentino Rossi. Mas gosta ainda mais de todos aqueles que a rodeiam por uma amizade que seja de livre e espontânea vontade. Sem artefactos falsos ou melodramas de cosmética superficiais. Apega-se com facilidade a tudo e a todos da forma mais simples que existe: pelo Amor. É sábia, letrada e bem disposta. Inteligente e descarada.
A sua sensibilidade agrada-me. O seu sentido de injustiça apela a um esforço humano de “nos otros” para melhorar o que houver de mau em nós. A sua loucura é estar entre deus e o diabo e viver a vida durante cada sessenta segundos como de horas, dias, meses e anos se tratasse.
Dou-lhe as boas vindas à blogosfera.
Porque duma amiga se trata, não sabia o que lhe ofertar. Decidi oferecer-lhe flôres.


Casa Pia

Não gosto de falar de coisas das quais quase toda a gente nos blogs têm opinião formalizada. Não sou Jornalista, não sou Jurista ou Advogado de Defesa ou do MP. Já referi que sou psicólogo nas horas vagas e amigo de todos quantos me deixarem ser no tempo disponível de que disponho.
Mas este manganão, com a verdade me engana.
É que os miúdos vão ser ouvidos daqui a poucos dias...
Quem será o manganão...?
O Rui Teixeira...? Não. Falta-lhe ganga nos parágrafos.
O Pedro Namora...? Também não me parece. Carece de pormenorização nos acentos.
O Bibi...? O Carlos...? Alguém que se faz passar por Raquel ou a "Alma Mater" do PS...? Não sei, palavra.
Eu não sou, com toda a franqueza, porque me orgulho de ter sido Casapiano. De tempos mais "vellhinhos"...

26.8.03



Seis perguntas com que acordei sobressaltado:

1 – Qual a verdadeira razão de o Benfica não ser campeão em Portugal?
2 – Qual o endereço de “Gosto de saber que este ano há Verão de S. Martinho.”?
3 – Porque chamam de “peluda” à ministra das Finanças?
4 – Por que razão Bin Laden e Saddam ainda não foram localizados?
5 - Que motivo levou a Kournikova a ignorar-me?
6 – Para que quero eu um blog?

25.8.03

Já passaram quinze anos



Há cem anos, os frequentadores do Chiado poderiam passar toda a sua vida sem ter de se afastar muito daquela zona. Roupas, luvas e chapéus da moda poderiam ser comprados numa das várias lojas onde apareciam as últimas criações de Paris e Londres; os livros de edição mais recente lá estavam nas montras das várias livrarias; os jornais eram vendidos pelas esquinas; e a ópera e o teatro culminavam mais um dia bem passado, ali, onde se sentiam as vantagens da civilização.



Um século depois, tudo isto teve um fim abrupto quando, na noite de 25 de Agosto em 1988, um violento incêndio destruiu o Chiado. Agora, passados quinze anos, o coração de Lisboa volta a palpitar.

23.8.03



Dia 23. Tempo de amar e recordar.

Os versos que te fiz

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!

Amo-te tanto! E nunca te beijei...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!

21.8.03


Contribuição para o meu entendimento dos desentendimentos dos outros


"Uma doença social percorre a Terra, contaminando as nações com a pestilência da morte. O terror colhe sua safra sinistra em todas as partes do planeta."
Terrorismo

"Entre a ética e a barbárie terror é arma sem tempo"
Helena Mendonça

MEMÓRIAS VIVAS:
O custo humano do terrorismo

Grupos Terroristas
Tentáculos enfurecidos


19.8.03



Ontem portei-me mal.
De um simples desafio para o Pool fui dar comigo a chegar a casa à las cinco de la mañana en punto. Tá mal. Então não foi que me levaram a uma casa de alterne? Os velhacos! Ainda por cima engenheiros. Não se faz.
É razão q.b. para a pequena me colocar as malas à porta e dizer: “vai para de onde vieste.”
Mas ela é boa rapariga e sabe que sou incapaz de cometer atrocidades matrimoniais.
O meu tempo já lá vai e agora quero sopas e descanso.
Mas isto vem a propósito de sentir que me portei mal.
Ainda sou do tempo em que as matronas eram determinadamente mais classificadas e mais experientes. Até um pouco mais velhas do que nós, os putos, em fase inicial de aprendizagem sexual, mas que possuiam uma “segurança social” que lhes permitia viver da prostituição o melhor que ela tem: a autonomia física e moral.
Ontem verifiquei que a situação de outrora se alterou significativamente. Para pior.
Só vi “miúdas” que dizem ter 28/30 anos que não devem tardar estão a fazer 17 para o mês que vem. De nacionalidades várias. Oriundas da Ucrânia (Alexis), da Hungria (Adel), do Brasil (Mariana), de Angola (Xuxa) e outros quadrantes universais bem diversificados.
Além da despesa ser exorbitante (só bebi 3 Portos e lá foram seis contos pró maneta) se se quiser”companhia” que se vá preparado com um acréscimo de 70 euros para uma garrafa de Champagne para as “meninas”. Mas até aí, e um dia não são dias, vá que não vá. Agora o facto de me sentir mal tem a ver com a situação desta gente. Vivem a meias em quartos alugados, sentem saudades dos pais e sujeitam-se aos favores de “amigos” que as trazem e levam numa vida que não tem futuro. Ao olhar para cada uma delas via uma filha minha. Ao dialogar com elas no meu parco panorama linguístico internacional
(lá pus o inglês em dia) percebia a insegurança delas muito bem disfarçada numa alegria que não têm. A Alexis já é mãe e vive esta vida amealhando um dinheirito para enviar a quem trata do menino. Lá longe, onde apenas a fotografia dele na carteira dela a tranquiliza.
Os engenheiros continuaram na sua diversão. Eu, resistindo a uma raiva à puta desta vida, lá me fui contendo tentando entrar na boa e disfarçando o meu mal-estar perante todos os clientes que nos cumprimentavam.
Eu não sou homosexual. Gosto de olhar mulheres bonitas e aprecio imenso uma companhia feminina não indo além do inultrapassável. Mas ali, senti-me mal.
Não me portei bem.


18.8.03



Como calculava, havia alguma coisa que não batia certo no Blogolista.
Um dos membros de La Famiglia meteu-se ao caminho e a resposta veio do paulo@cool.as quase de imediato. Eis pois, a justificação:

"Fizeram um ataque ao servidor onde estava alojada a Blogolista e a mais 6500 sites. Enfim, vamos a ver se os donos do servidor conseguem recuperar os ditos cujos."

Esperemos que se resolva depressa.
Um muito obrigado pela atenção, Paulo.

17.8.03



Estou a ficar senil

Todos nós nos sentimos diferentes dos outros mesmo que juremos a pés juntos “todos diferentes todos iguais”.
Eu sou assim, eu nasci assim... (era caso para acrescentar, Gabrieela...)
Bom, mas passemos em frente.
Começo a trabalhar a um sábado, o que me deixa absolutamente convencido da razão opinativa acima descrita. Continuo ao domingo por que o raio do trabalho dignifica a atitude em prol da prática social que assim o exige.
E nem sequer sou bombeiro.
Mas esta coisa dos blogs está a dar conta de mim. Já sabia que “navegar” altera hábitos, comportamentos e cansa a vista. O que nunca pensei que acontecesse foi o de imaginar, no contacto diário que tenho com o público em geral, dar por mim a magicar no seguinte:
- Bom dia.
- Bom dia, minha senhora. Faça favor...
- Olhe, é assim: tenho um vasta colecção de Camilo Castelo Branco para arranjar (aqui deveria dizer-se encadernar) e queria saber quanto é que o senhor me leva.
- Minha estimada senhora, eu de momento estou demasiado atarefado para levar o que quer que seja, mas no entanto V. Exª fará o favor (aqui parecia quase o Camacho, que Deus tenha) de me dizer a editora da sua colecção para ter em conta qual a encadernação que mais se justifica para a referida obra.
- Isso é assim tão relevante?
- Minha senhora depende também do local onde pretende arrumar os ditos livrinhos. Terá, assaz, uma biblioteca pessoal com uma estante de mogno, ou pretenderá apenas, e somente, colocá-los direitinhos num desses utensílios arrumatórios do AKI?

E o diálogo continuou, continuou, continuou.
Afinal o que a senhora queria era apenas embelezar a sala onde vai colocar um novo computador.
E aí pensei: será que esta madame também tem um blog?
Quando é hora de almoço nunca vou a tempo certo ao restaurante do Abel, em Alfama. Come-se bem, não é caro e vê-se pessoas diferentes. E é aí que dou por mim e matutar analíticamente na forma de expressão em cada um que não conheço.
Ali ao canto está um gajo de óculinhos com aros de tartaruga, o Público ao lado e mais uma pasta com recortes, a comer um bitoque. Imagino logo,: o gajo tem um blog sobre jornalismo.
Nos transportes públicos é a mesma coisa. “Aquela tipa podia ser muito bem a Zazie. Bem nutrida, bochechinhas carnudas e um cabelo preto giríssimo a cair-lhe sobre as as costas”.
Ou um cota com o New York Times debaixo do braço, sentado na rectaguarda do autocarro a olhar distante pela suja janela do seu lado horizontes que só ele poderia descrever. Este bloguês é naturalmente virado para a crítica, qual será o blog dele?
E no barco? (moro no Seixal) Quantos observo, que de tanto ler blogs, logo os identifico como que se fossem o Critico ou o Pedro F ou o Pipi.
As miúdas é que me levam à séria. Quantas vezes imaginei estar no mesmo local com a Tania, a Sara, a Inês Amaral. Saber de perto que aquela pequena de cabelo ruivo com franja loira é a Titas. Que a jovem sardenta de andar calmo e alongado mas sem pressas será a Isabel. Outra ali, mais furtiva será a Papoila?
Ou seria Helena?
Ou isto será a imbecilidade a apoderar-se de mim? Ou a doença, elegadamente hereditária do meu Avô que me constrange e me disforma?
Tenho que ir ao médico!

15.8.03


Dificuldades de acesso na net

“Além de Nova Iorque, o apagão atingiu várias outras grandes cidades do nordeste dos EUA, como Detroit e Cleveland, bem como as cidades de Toronto e Otawa, no sudeste do Canadá, onde a energia eléctrica também estava a ser reposta gradualmente esta manhã.”

Portanto não se admirem se não coseguirem aceder a locais da net que tenha a ver com americanices.
Ó prá minha ''geringonça''... ora vem, ora vai. E além disso, os miúdos cá de casa e os do meu vizinho da frente ficaram sem acesso aos ''jogos'' de sites americanos.
É uma questão de timing.


UM DIA COM... OS BLOGS

Depois de ter passado ontem todo o dia a visitar os blogs fiquei com tanta, tanta, tanta vontade de escrever que me cansei só de me sentar em frente ao teclado.
Não há dúvida. Existe qualidade suficiente para se poder editar, não um, mas três-quatro livros sobre os mais variados temas. Inclusivamente, uma ou duas enciclopédias de imagens, vários álbuns de miscelâneas musicais e, porque não, um almanaque de comentários. Tentativa bem sucedida poderia acontecer com os “recortes de imprensa” sobre os blogs.
Com tanta gente boa a escrever coisas bonitas já alguém pensou em editar um folheto, um jornal ou uma revista só de blogs e feito por bloguistas. Agora que vem ao de cima a solidariedade trágica deste povo, escravo do seu próprio fado, vítima dos seus próprios métodos e mentores, também os blogs não se deviam excluir de um ditado popular que nos acena com um ‘’fazer bem sem olhar a quem’’.
Parece pieguice mas não é.
Ao verificar a minha última contabilização pessoal cheguei a duas conclusões interessantes:
a- Somos mais que 2.296 almas a não largar o sacana do rato para descarregar todas as ideias, opiniões, poemas, notícias, comentários, estudos, brincadeiras, jogos, músicas e outras variadas formas de se dizer que se está vivo.
b- A forma também mudou radicalmente no contexto. Alguém já percebeu que entre a polémica e o insulto fácil vai uma distância maior do que todos os hectares ardidos até agora.
Por isso, ontem, depois de tantas horas em leituras várias por gente que nem sabe que eu existo, tornei-me um pouco mais velho e mais sábio. Um pouco mais cansado e disse para comigo: “ó manjerico, tu já não tás com pedalada para estas brincadeiras.”
De qualquer forma, as minhas desculpas de não poder linkar todos os que visitei, e foram muitos, não vá ter esquecido alguém no meio de tantas horas entretido. O que, por motivos óbvios, tornar-se-ia uma deselegância da minha parte.
Mas o importante foi ter um dia em que aprendi mais qualquer coisa.
Obrigado a todos por isso.

13.8.03



ALERTA
(só para quem ainda desconhece)

A notícia do JN

Entretanto Paulo, do Blogolista teve a mabilidade de informar (via e-mail) os inscritos do seu apontador.
Com a devida vénia, passo a transcrever:

blogolista informa que:
NOVO BUG do Windows em sistemas NT e virus.
O seu pc tem reiniciado sózinho últimamente? Aparece-lhe uma contagem decrescente? Pois é um novo vírus que se aproveita de um bug do windows e anda a afectar todo o mundo.
A Symantec da Norton Antivirus desenvolveu uma ferramenta para o remover, trata-se de um 'worm'.
1. descarregue e corra o programa Fixblast da symantec para o remover : http://securityresponse.symantec.com/avcenter/FixBlast.exe
2. o programa deve-lhe pedir no fim de fazer o scan para sacar um update do windows referente a este bug. Transfira a versão do update apropriada ao seu windows assim como o seu idioma correcto. Os computadores caseiros são todos 32bits.
3. Se não lhe pedir para instalar o update transfira-o e instale-o manualmente a partir de : http://www.microsoft.com/technet/treeview/default.asp?url=/technet/security/bulletin/MS03-026.asp
VERIFIQUE SEMPRE O IDIOMA DO FICHEIRO
Para o windows xp português PT --> http://microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-pt&FamilyID=2354406C-C5B6-44AC-9532-3DE40F69C074

* Presumo que o Paulo não se importará de informar mais detalhes.
Eu, quando estiver com dúvidas, pergunto a paulo@cool.as ...

11.8.03



Se por alguma curiosidade quiserem dar uma vista de olhos... foi aqui que fui buscar "aquela" geringonça.
Pelo sim, pelo não, se "aquela" brincadeira funcionar, é capaz de ser mais fácil ver os comentários directos.
Assim, à vista de toda a gente.

9.8.03



O Perfil de quem escreve um blog

Todos nós sabemos que MST, JPP, PSL. JS, NR, EPC, JHS, PB, PdaC, MEC, PP, MA e até o próprio NCoissoró têm opiniões formadas sobre os mais diversos temas e assuntos desta actualidade quase ultrapassada.
Façamos um exercício mental, e moral ou mural, e tente-se descobrir o perfil de quem escreve nos blogs. Porque será que JM não actualiza o seu? A Carla Guedes finou-se?...
Claro que apontamos (eu e o meu cão) subtilezas de VPV, do prof MRdeS e, porque não, os poemas de Euclides Cavaco?
Pode-se, inclusivamente, reportar o Alentejão num confronto linguístico com o Pipi. Salvaguardando algumas expectativas, a Amélia, que procura marido sem bigode, (é fina a gaja) gostaria de ser analisada por um médico que explica?
E a Esquerda e a Direita teriam alguma pretensão em contabilizar uma sondagem que os remitiriam para uma melhor análise por quem são lidos?
E as centenas de gente boa, temporizados no tempo, alheados dum sistema quase imposto, que surgem como niños em alegres ressurgimentos todos os dias nas novidades dos nossos queridos apontadores? Também eles não estarão sujeitos a um perfil?
Quem poderá entender o perfil de Sara ou de Ana? De Viegas, Pedros e Ruis, ou todos os ilustres anónimos, que a malta não conhece pessoalmente mas que devem ser uns bons compinchas em qualquer altura do ano?
Eu não possuo o perfil adequado para analisar o perfil dos outros.
Sou psicólogo nas horas vagas. Pai e amigo nas outras.
Haja quem o faça que era com prazer que os subscrevia.


7.8.03



Quase, quase, a acabar...

Estive um dia inteiro sem ver os”miúdos”.
Passei em revista, e muito rápidamente, 140 k/h, locais onde já tinha estado.
Continua-se a comer bem, bom e barato. O que constitui um refrescante “põe-te à tabela” para a nossa bolsa que já está a ressentir-se. É quase chegada a hora do regresso ao trabalho. Falta pouco para um “bom dia D. fulana, a sua mãe está melhor?”, ...“como está D. cicrana, o seu menino já diz Benfica?”,... “olá sr. engenheiro, como foram as suas férias?”...” Dra.! Já não nos víamos ao tempo, pela sua bronzeada tez, esteve fora...”, etc. e tal.
Bocas airosas, ditos apaneleirados e coisas assim, que fazem parte do dia-a-dia na profissão de cada um de nós.
Para o ano, se puder, gostaria de sossegar numa casa assim. (foto ao alto)
Porque, parecendo que não, as férias também maçam, cansam e iludem-nos.
Mas este ano não posso queixar-me demasiado. Por vezes, até me faz lembrar dois ditados populares que dizem que” nunca ninguém está bem com aquilo que tem” ou “a galinha da minha vizinha é sempre melhor do que a minha”.
O que não foi o caso destas férias.
A quem ainda não foi gozar o seu bocadinho a que tem direito, desejo que decorram da melhor forma e, se possível, melhores do que as minhas. O que não é desejar mal a ninguém. Nem sequer à galinha.

Como não tive tempo de comprar lembranças para quem aqui vem, entretenham-se a sintonizar esta brincadeira que me enviaram de Espanha.

5.8.03

Por vezes, sente-se a angústia de não saber por onde começar. Mas vou pela parte que calhou à sorte. E a vida, por si só. pode ser ou não sê-lo. Uma sorte.

Apontamento de viagem (3)


Estive em Porto Covo. Tempo bom e deliciosamente bem passado. Local aprazível, branco-azul e limpo, com muita gente. Assim como os robalinhos grelhados e as “entradas” de polvo, camarão e um queijo alentejano que entraram a matar. Absolutamente regados com um “Navegante” de 2001 que me impediram de ir a banhos antes de três horas passadas. Quanto paguei? 17 euros e 30.
Só eu e a “pequena”, porque os putos preferiram antes a piscina e outras brincadeiras sem a presença dos cotas a chateá-los. Mas estou em maré de sorte nas idas-e-vindas ao meu Sul nestas férias.
Espero o mesmo a quem esteja a divertir-se nas suas.

Gentileza
Uma palavra de agrado para quem demonstrou simpatia ( gentileza vossa, digo eu) a este espaço. Quer a um, quer a outro.


Tristeza
Tomei conhecimento pela minha querida Ana Albergaria que faleceu Helena. A Sanches.

“De uma estranha forma toda a sociedade organizada parece ter perdido a noção dos limites do aceitável, tanto ética como esteticamente. E o mais curioso é que não se pode valorizar nada disto em termos morais porque não estamos no reino do vale tudo mas, mais grave do que isso, no reino do vale nada.”
Helena Sanches Osório


Seja em que reino donde nos contemples, gosto de ti.




Um pequeno problema informático, derivado da minha estupidez com acentos e pequenas sinaléticas, estava a orientar o Padre Amaro em direcção à Armada Invisível. Um erro indesculpável e o meu pedido de "habeas corpus" para estas situações. Dá-me a ligeira impressão que corrigi o erro. De qualquer forma, penitencio-me.
Companheiro, fico a dever-lhe uma.

3.8.03



Por acaso não estou na Figueira.
Mas como estive a assistir ao Mundialito de Praia, acompanhando o evento com misturas de marisco e outras coisas frescas que agora aqui não digo, liguei esta brincadeira para registar a primeira vitória de Portugal nestas andanças.
Por causa disso, a Becky e a Mariana têm hoje uma nova tratadora. Não vou chegar a tempo do jantar delas.
Pode ser pieguice, mas gosto quando Portugal ganha. Nem que seja ao berlinde.
Portanto, hoje o primeiro hastear da bandeira nos blogs é meu. Com licença,

2.8.03



Esclarecimento actualizado
Com a pressa, esqueci de referir que o Tradutor , linkado à esquerda, foi cobardemente arrastado para aqui do blog da Civana. Que a Clara M não se chama Sara e que vou descobrindo outros que me agradam e que na coluna a eles destinados ficam mais à mão. Que não coloco “os da Elite” porque toda a gente, ou quase, os tem. O que torna mais engraçado o facto de que quando os quiser ler passo primeiro pelos amigos.” Coisinhas de pele”, como refere a Ana Albergaria. E muito bem. Para finalizar, detectei mais um blog que se preocupa com a rapaziada: o Blogolista.

Vai um mergulhinho?...


Apontamento de viagem (2)

Venho cá hoje apenas por duas razões que me prendem quase obrigatóriamente.
Refrescar um pouco e agradecer a paciência dos visitantes na visita ao meu blog.
Aqui nada se diz de muito importante. Há dias até que nem sequer me apetece cá vir com este calor. E como estou de férias ainda menos tempo e vontade sobra.
Por isso, relato apenas o essencial das idas-e-voltas que me estão a proporcionar as ditas. Visto que não posso abandonar por muito tempo a Becky Cristina (o meu cão) e a Mariana (a minha gata).
Numa dessas incursões à Terra onde o sol castiga mais, depois de uns mergulhos em Tróia – a “nossa”, não a grega – parei na Comporta para petiscar qualquer coisa.
Só digo: ou tive sorte com a disposição daquela gente nesse dia ou come-se bem e barato para os tempos que correm. E para o comprovar, não deve tardar muito, estou lá enfiado outra vez.
Lagosta assada...? Hummm...
E as cegonhas? Os ninhos das cegonhas...
E o polvo?... E o choco frito?... E o vinho?...
Já estou em Vila Nova de Mil-Fontes com uma temperatura que não baixa dos 37º.
A minha “pequena” parece um caranguejo australiano. E os putos?... (os meus, não os endiabrados do Blog) estão mais admirados do que se vissem o Benfica a entrar-lhes pela casa dentro.
Pois é. Malta pobre tem destas coisas. Quando entra um dinheirito de bónus por mais um trabalhinho extra é logo utilizado para a melhoria da nossa qualidade de vida.
Essa é que é essa.
Então com este tempo magnífico...
Fiquem bem!