20.5.04



É impressionante como deixamos de nos lembrar dos mais antigos blogs. Costuma dizer-se que “a antiguidade é um posto” e eu apadrinho. No entanto, não me sobrando tempo para mais, fui tentar saber de alguns.
Um dos mais antigos é pertença de António Granado com o Ponto Media. Data do primeiro de Janeiro de 2001.

De referir, também, o Eternos. É um portal, tem um mecanismo de busca, tem uma série de urls numa base de dados,enfim... tornou-se num blog e iniciou-se em Novembro de 2000. É uma eternidade.

Do outro lado do mar pode conhecer-se Paulo Bicarato que usa o blospot como ferramenta para o seu Alfarrábio. Desde Junho de 2001 que diz que “ somos os vazios entre os nós da rede e estamos num grande boteco.”
Diz mais:
"...cada blog tem o seu papel nessa revolução da informação. Uns mais modestos, outros mais ousados, mas todos são imprescindíveis nesse processo. Em primeiro lugar, porque todos somos reais: o blog é a expressão viva de cada um que ousa exercer seu direito de se expressar livremente. Em segundo lugar, porque ninguém está aí para falar à toa: se eu digo, escrevo algo, é para que os outros ouçam, leiam. E, finalmente, porque os protagonistas seriam apenas estrelas solitárias se não houvessem os coadjuvantes. Não sei quem são as estrelas ou os coadjuvantes, só sei que é o conjunto das actuações de todos eles que dá o brilho da obra. E, aqui na rede, um mais um será sempre muito mais do que dois."

Pode-se encontrar mais antigos. Sabe de algum?

Sem comentários: