19.6.04



Portugal, o Euro e os Blogs(II)

Como Alfacinha interrogo-me se a minha cidade beneficia com dois estádios novos. Por vezes, o Céu sobre Lisboa tolda-me a visão nestas coisas da política. Já não bastava a ideia do Casino na Baixa Pombalina ou aquela do elevador para o Castelo.
Mas, nestas complicações, o melhor mesmo é apanhar a Via Rápida e ir ao encontro das terras gélidas do Norte. Não sem antes passar por Coruche dar uma palavrinha a um amigo que lá tenho ou dar um saltinho a Abrantes ver da palha.
Eis Coimbra, o país estudantil por onde começam as Nortadas e se encontram os Pasquins universitários de capas e batinas. Sim, porque do Portugal dos Pequeninos sempre ouvimos falar. Mais acima, podemos atravessar Viseu duma ponta a outra sem nunca encontrar um Aveirense. Rumemos, então, noutro sentido.
Direitos a Azenhas do Mar onde nos dizem que A Oeste nada de Novo. Tá bem, procuraremos novidades ao auscultar o Fórum Cidade na bonita e pacata Vila do Conde. Bem perto, um Portuense tem o mau costume de nos chamar de “mouros”, e se não fosse cá por coisas ficava já por aqui. Mas não. Está na hora de Transmontar por esses lugares Do Mundo, rumo a Chaves, esperançados de ouvir falar Mirandês.
Um pouco mais ao lado, na Grande Loja do Queijo Limiano, fala-se de futebol. E ao preço a que chegaram os bilhetes, claro.
Opsss! Ia esquecendo a Estarreja do futebol. Em duas versões: ligth e efervescente.
Depois desta viagem, não digam que duma qualquer Janela para o Rio deixarei de acompanhar o que se escreve nos blogs deste país. Inclusivamente, nem que tenha que ir às Ilhas e alegrar-me com dois dos meus regressados preferidos: o Buba e a Catarina.
Com ou sem bandeirinhas à janela.

Sem comentários: