2.4.04



Numa tentativa de entender o momento por que passa a blogosfera portuguesa, fomos (eu e o meu cão) ouvir o que pensam algumas personalidades de vários quadrantes, políticos e sociais, para esclarecimento da opinião pública sobre a expansão dos blogs. A questão colocada foi como vêm o actual estado dos blogs portugueses depois de ” O Meu Pipi” ter encerrado.

O chefe de Governo português reafirmou a importância de abandonar as “polémicas do passado” e avançar no sentido de “melhorar as condições de vida dos blogs portugueses” por forma a “construir democracia e paz” nesta blogosfera e para que a mesma possa ser integrada na comunidade internacional bloguista.

O Nobel da Literatura, o primeiro comunista que conheço a incentivar o voto em branco, apreciou o momento da blogosfera começando por criticar a forma como está organizada a opinião a nível de blogs. Saramago defendeu que o cidadão comum deixou de poder intervir nos ditos dada a evolução que estes tomaram. Apesar das críticas, o escritor disse não estar contra a existência dos blogs políticos ou os côr-de-rosa e, ironizando, salientou que bastaria apenas que fossem menos “tagarelas”.

Santana Lopes comentava as indirectas lançadas por Cavaco Silva, no Público, sobre cedências do executivo do seu staff aos desinteressantes blogs, dando como exemplos o Muito Mentiroso e o Bloguices.

"Por mim, até podem trazer os blogues da Alemanha, mas não há dinheiro para pagar a uma classe de topo para aprender a blogar particularmente em Portugal, por isso fazemos posts contra quem podemos chatear. Assim sendo, escolho blogues diferentes de maneira a criar novos desafios. Já sabemos que há determinados blogueiros com os quais vamos nos pegar já na semana que vem. Por isso, em vez de fazer coisas repetitivas, tipo da baliza nacional ser lugar privilegiado, opte-se por lançar novos obstáculos para que os golos que já ninguém sofre possam ter outros culpados. Penso que isso vem dar mais emoção e mais chateação", salientou Scollari, o técnico campeão do mundo.


"Mulheres bloguistas, conscientes da vossa vocação de mulheres e de mães, continuem a olhar para as outras pessoas com o coração. Continuem a ir ao seu encontro com a sensibilidade que é inerente ao instinto maternal. A vossa presença é indispensável nos blogs, no S. Luiz, no Porto e na comunidade bloguista onde se possa jantar e conhecer novas pessoas", afirmou João Paulo II perante dezenas de milhar de blogueiros reunidos no Jardim da Capela Cistina na cidade de Roma.

“ Sim, tenho a noção de que se fez muita merda para um escalão etário acima dos 30 anos, mas também acho que há pessoas abaixo dos 30 que podem ter vontade de fazer o mesmo. Há blogs que estavam originalmente gravados com posts e comentários e que eu decidi não comentar. Talvez com nova roupagem quer através de e-mail que através de diferentes pedidos de satisfações pessoais possa haver uma nova era de insultos como havia antigamente”. Disse-nos Ferro Rodrigues à saída do TIC onde se encontrava em testemunhos finais abonatórios a favor do seu delfim.

O Conselho Superior de Magistratura (CSM) impôs a lei do silêncio aos juízes, proibindo-os de prestar declarações sobre o momento bloguista em curso ou sobre as tendências de outros blogs, segundo conseguimos (eu mais o meu cão) apurar.





À hora do fecho deste post não conseguimos chegar à fala com Jorge Sampaio, Tino de Rãs e George W. Bush por motivos alheios à nossa vontade. Os nossos mais sinceros pedidos de desculpas.

Sem comentários: