18.2.04


Leitura não aconselhável a hipertensos ou doentes cardiovasculares. A menores de 13 anos ou a faixas etárias em pura depressão e/ou stress acumulado. A meninas-bem ou solteironas com mais de 45 anos e a todos os púdicos desta rapaziada da escrita.


Como escrever um bom artigo num blog

Quem é que nunca desejou escrever como Camilo, Dickens ou Dostoievski? Pois aqui está o segredo do sucesso:

1 - O melhor é falar de um assunto sem qualquer interesse. Todos acham a chanfradice fascinante. Descrever porcarias sem interesse no metro em voz alta faz virar cabeças. Num blog é a mesma coisa. Se isto não fosse verdade ninguém tinha ligado a ponta de um corno ao meu. Mas este tipo de artigo requer um dom que consiga tornar o assunto mais enfadonho num relato cativante. Isso arruma já com 99% dos leitores que leram este. Assuntos como o que o teu cão comeu ao jantar ou a cor dos olhos da tua namorada não interessam. Ninguém quer ler sobre gente que não conhece.

2 - Nunca falar bem de ninguém. Quem enaltece qualidades ou faz elogios é um lambe-botas. Se falar mal não vendesse, a comunicação social eram só meia dúzia de gajos com uma camara de filmar e o bloco de notas pendurado no pescoço. Falar mal dos azeiteiros, grunhos ou fascistas, não tem muita vantagem porque mal sabem ler e não estando na Internet dificilmente descobrirão que os estamos a insultar. Mas dizer mal dos blogojornalistas, dos blogocríticos ou dos blogopolíticos, é aceitável pois dá lugar a troca de insultos. E assim, o tema descendo de nível sobe de interesse.

3 - Quando se recomenda alguma coisa, tem que ser muito, muito bom. Pode ser um filme, um livro ou até um link, mas têm de ser mesmo do mangalho ou a reputação do autor desce mais do que as acções do Banco de Nova Iorque após o 11 de Setembro. Livros e filmes têm que ser autênticas obras- primas. Se chatearem o pessoal com qualquer filmezeco que foram ver ninguém mais vos passa cartão. Links têm que ser especialmente bons. Perguntem a quem quiser. Ninguém gasta o seu precioso tempo no computador para ir ver um sitezinho xunga ou uma homepage fatela. Ou é material de primeira (tipo jogos à borla, sacanços de mp3 ou gajas nuas) ou desliga-te já dessa merda e não aborreças mais ninguém a escrever coisas destas.

4 - Ser sempre sucinto e eloquente. Não tentes inventar e fingir que falas bem português. Quase ninguém fala. Há os gajos que sabem muitas palavras mas são uns chatos de merda que ninguém tem pachorra para os aturar. E não alongues demasiado o texto porque quem vem aqui não tem paciência para ler testamentos. Querem é gajas famosas descascadas, sacar uns downloads porreiros e,quando lhes der na vinheta, ir foder a cabeça às tipas que andam nos chats .

5 - Nunca utilizes um expletivo banal. "Caramba" ou "chiça" são palavras para paneleiros e virgens. Escreve as coisas como são, sem diplomacias cor-de-rosa. "Foda-se", "caralho" ou "puta que te pariu" fazem parte da nossa cultura. Abrange-a, pois ela também é tua.

E é tudo. Ficarei à espera do vosso sucesso e de novos e insípidos textos da malta que pensa que percebeu o que escrevi ou não gostaram.
Mas avisei atempadamente.


Sem comentários: