5.6.03

A PAPOILA inspirou-me. Vamos a ver se a não a deixo ficarmal ou com uma VISÃO PERIFÉRICA do COISO. Tive a LIBERDADE DE EXPRESSÃO virtual, à socapa nos segredos dela, dizer-lhe o que pensava sobre as CRÓNICAS DA TERRA acerca da “É A CULTURA, ESTÚPIDO”. Isto é ÀS VEZES AZUL e faz-me lembrar a “linha”, onde pessoas que não se conheciam entabulavam APONTAMENTOS sobre tudo e sobre todos e depois acabavam por se conhecer pela iniciativa dum tipo mais afoito e INTERMITENTE que os conseguia juntar por convite , via JORNALISMO DIGITAL. Isto foi à ene anos atrás e em alguns casos até deu num FILME DE PORRADA quase perfeito. Mas isso são 1001 PEQUENAS HISTÓRIAS que não posso aqui divulgar. Agora imaginemos que eu estava lá. Como o fotógrafo do Diário Popular e OS PÉS BEM ASSENTES NO AR.
“-Boa noite.Isto hoje é só FUMAÇAS, não?” – diria eu ao segurança de serviço no POSTO DE ESCUTA.
Naturalmente entrava de mansinho, tentando disfarçar a CHUVA MIUDINHA por não conhecer pessoalmente nenhum dos BLOGUES EM PT, e ia aproximando o meu PEQUENO SER, físico, retardando a amostra d’O PRAZER INCULTO da minha pessoa. O que não convinha, diga-se já, para não fazer CAGADA.
Mas mesmo assim, nunca deixaria de ser uma honra partilhar, nem que fosse pelas EVASÕES DUM SONHADOR , a companhia de pessoas a quem a gente vai observando pela escrita inDIFERENTE de quase todos os dias, nas BLOGUICES do dia-a-dia de quem verdadeiramente possam ser. Nisto a MARCIANA está de acordo.
Estou a imaginar-me ao ver entrar uma senhora de cabelo escuro, alta e muita CAFEINA, de olhar penetrante e graciosa no andar, a perguntar: “ Desculpe, o senhor também veio às CONVERSAS DE CAFÉ?”. Não damos por isso, mas a primeira vez, e AGORA É QUE VOU DIZER TUDO, torna-nos meninos, ansiosos e por vezes sem saber como agir. É natural. Ficamos em PONTO MEDIA.
Por outro lado, imagino o pessoal DE ESQUERDA a entrar decididamente por ali fora, e os DE DIREITA a recatarem-se um pouco mais à espera das LEITURAS certas para as apresentações dum UNIVERSO PARALELO.
Começam a aparecer, aos poucos, magotes constituídos por mais de cinco pessoas. São aqueles que esperaram na PARAGEM DE AUTOCARRO e não querem ser os primeiros a dar CHATICES. Entende-se. Têm medo de ser considerados CÃES DANADOS à espera que falem em PICUINHICES. Entretanto, aparecem OS PUTOS. “- Olha, ó senhor, não me deste a moedinha”. São os SUSPEITOS DO COSTUME que vão ter as intervenções, e não ligaram nenhuma ao PAIS RELATIVO que trazem atrás: os FILHOS DE VIRIATO. Mas em Portugal tudo se perdoa e tudo se retoma. REPLICAR é a palavra de ordem.
Eu, por exemplo, e juro PELA SANTA LIBERDADE, se visse a entrar uma senhora de cabelos ruivos acompanhada duma FARPA mais idosa, mas aperaltada, diria logo:” Olha quem aqui está? A Zazie mais a tia do PASTILHAS.” De maneira que, quando é chegada a hora, todos se perfilam a auscultar as DEMOGRAFIAS e quem tem por missão dar início às CRÓNICAS MATINAIS. Reparamos então que é tempo de analisar os JAQUINZINHOS sobre a mesa de entrada e o seu estilo NONIO dum século antigo. É à base de gente CONTRA A CORRENTE, e de aspecto, alguns a mostrar CHARUTO JAZZ UISQUE E BLOG que baste, e outros FORA DA LEI nem por isso. Mas a EDUCAÇÃO Á IMAGEM é mesmo assim.
Imagino também, em figura de topo, um ABRUPTO mais um amigo na MONTANHA MÁGICA a aconselharem o professor José Hermano Saraiva a comprar um computador para fazer um DIÁRIO DE BORDO. Do outro lado da sala aparece uma FREIRA DADAÍSTA, e aquela sala parecendo pequena é enorme, presencio um GATO FEDORENTO, de fato-e-gravata, em amena cavaqueira com uns senhores que me fizeram lembrar OS MARRETAS. Tipos simpáticos, do melhor que há.

Nisto, há um burburinho na sala que ninguém sabe a origem. Entra toda vistosa, tipo JANELA INDISCRETA, vulgo talvez O MEU PIPI, que por sinal devia ser uma das tais que não foi ao cabeleireiro. Sempre é uma gaja o gajo.
Podia expandir-me um pouco mais, mas duas razões o não permitem. A minha CRASH está a pedir-me para ir buscar SODA CÁUSTICA para a JANELA DO MEU QUARTO e as SILHUETAS das batatas sou eu que as tenho de fritar. Hoje calha-me as MERDAS DO COSTUME. Qualquer dia vou fazer queixa ao sindicato.
De qualquer das formas MANIFESTO-ME, dizendo que falei TUDO MENOS POLÍTICA. O que me deixa um pouco SUBMERSO sem deixar de ter tido o prazer de lá ter estado. Antes que me saia um VALETE DE FRATRES e se arranje para aí um COMPLOT prefiro estar no TERCEIRO ANEL a torcer para que para o ano não seja mais uma VOZ DO DESERTO.
CRUZES CANHOTO!

Sem comentários: