19.5.03

Sem links

Somos um país pequeno e toda a gente o sabe. Muitos confundem como sendo terras de Espanha as areias de Portugal.
E porquê um país pequeno?
Tivemos Afonso, o Conquistador. Cabral, Vasco da Gama e Magalhães.Eça e Pessoa. Alves dos Reis. O Brasil. Eusébio e Amália Rodrigues. Derrotamos os cinco reis de Castela, o Adamastor e o leão de Rio Maior. Tivemos um Rei poeta, um Formoso e vários filhos da puta. Tivemos a Peste, a Inquisição, o Terramoto e somos campeões do mundo em várias coisas.
Fomos donos de meio mundo e das Colónias, donde nunca vieram pequenezas.Voámos o Atlântico com Coutinho e Sacadura. Tivemos guerras, prémios Nobel e a Aldeia da Luz. Somos inventores, milagreiros e gente feliz com lágrimas. Temos Santos e pecadores, cientistas, mestre-de-obras e já vimos Nossa Senhora e os vinhos do Porto serem melhores.
Temos barbeiros que sabem tudo, temos os melhores condutores do mundo e o Cozido à Portuguesa. Escutamos Villaret, rimos com Vasco Santana e choramos por tudo e por nada das culpas que morrem solteiras. Temos famílias numerosas, tipos pobres a quem sai a lotaria e outros mais a quem nunca saiu "couzíssima" nenhuma.
Somos o oito e o oitenta duma natural satisfação. É nosso o Limianos, o café Delta e parecemos a Europa alentejana. Temos o cavalo Lusitano, os Lusíadas e as meninas da ribeira do Sado. Temos provérbios, anedotas e pegadas de dinossauros transmontanos. Fizemos uma Revolução com cravos, confiamos no Serra da Estrela e gostamos de gajas boas.Trocamos coisas velhas, fumamos que nem cabrões e limpamos o cu aos dedos para versejar pelas paredes.Somos tugas. Desenrascamos tudo em qualquer parte. Não lemos, mas temos livros, escritores, poetas e outras coisas de que eu agora não me lembro.
Afinal, temos o que toda a gente tem: tugas!
Mas somos tugas num país pequeno.
Porquê pequeno?
Porquê porquê?
Tivemos Afonso, o...

Sem comentários: